Não vou entrar na onda que muitos entram de dizer que 'antes era melhor que hoje'. Até porque isso não é lá uma coisa muito inteligente para se dizer dado que os tempos não são comparáveis. O escritor de Eclesiastes já dizia isto há mais de 2000 anos (Ecl 7:10).
Mas existe benefício no estudo imparcial do que se passou. Claro que não há conclusões imparciais mas, o estudo que procura aprender de tudo e aproveitar aquilo que é bom para o momento atual é extremamente essencial no momento em que o mundo vive hoje onde passamos por mudanças radicais no modelo de vida.
Antigamente, podíamos nos contentar com estudar a história de 30 40 anos atrás e já daria para fazer uma boa avaliação do que se passava no presente. Mas hoje, se olharmos muito longe, perdemos totalmente o compasso da atualidade. Por isso que o ideal é saber bastante sobre o presente para depois estudar o passado. Para que saibamos onde estamos e como chegamos.
Bom, se querem saber, eu também não sei porque estou tecendo essas idéias. Ando pensando muito sobre como chegamos a uma realidade de musica popular tão pobre no Brasil dado que temos um passado de uma cultura de uma música de massa com uma qualidade considerável. Muita gente produziu material muito bom no Brasil nos anos 60, 70 e 80 mas, a partir dos anos 90 o que se viu foi uma decadência na música popular a ponto de eu escutar Silvio Caldas hoje, após uns 15 anos e, aquilo parece melhor do que é produzido hoje.
Coitados dos viciados em música como eu.. andamos sofrendo pra cacete..
Abraço!

Nenhum comentário:
Postar um comentário