terça-feira, 27 de março de 2012

um pouco de reflexões tolas.. parte 6

Assisti no youtube Diário de um Skin e esta temática skinhead me chama atenção pelo preconceito que está integrado nas suas bases filosóficas sobre a vida.. enfim, não estou aqui para dizer se isto é bom ou mal.. considerando que, desde que se entende uma organização de civilizações humanas, se tem notícias de guerras, genocídios, escravismo e outras coisitas más com o preconceito como base, posso chegar a conclusão anterior de que o preconceito é inato ao Homem apesar de que muitos podem querer dizer ao contrário..

Bem, se  preconceito é inato ao Homem, podemos dizer que ele não é totalmente ruim dado que todos temos algum tipo de preconceito em algum nível.. em sua etimologia, a palavra 'preconceito' refere-se a algum tipo de sentimento pré-concebido sem ponderação ou apreciação correta dos fatos.. melhores definições da palavra vocês encontram no link onde Gisele Leite discorre de forma muito interessante sobre o tema.. Para quem se interessar, lhes indico a leitura.. 

Enfim, na minha subjetividade, eu analiso o preconceito como sendo algo causado primariamente, pelo instinto de sobrevivência da prole aliado a necessidade de aceitação social, falta de entendimento do conceito de 'raça humana', orgulho e vaidades pessoais.. a parte negativa da ideia é que, apesar de que, geralmente, serem pessoas com problemas de aceitação, trata-se de indivíduos extremamente orgulhosos para aceitar tal culpa, sendo que, a mesma é jogada no diferente, novo, inesperado ou autêntico já que, isto fere sua incapacidade de  ver o mundo por conta própria..

O instinto de defesa da prole do ser humano, quando em uma lógica primária, o joga contra qualquer coisa que o faça sentir partir para algo incerto, novo ou duvidoso.. isto é a natureza se protegendo.. e não necessariamente seria uma coisa ruim.. mas o que acontece há eras e não irá parar agora ou nos próximos 100 anos, é que pessoas se juntam aos seus pseudo-iguais para "protegerem-se" de outros grupos que trariam problemas ao seu convívio..

Não faço apologia ao preconceito mas o entendo como forma de afirmação dos medíocres dado que a seleção natural os faria serem exterminados dado que não são aptos ao convívio com outros.. E, dado que o mundo está tomado de pessoas deste tipo, creio ser este o motivo de desenvolvermos apenas tecnologicamente enquanto nossas mentes continuam vagando nas teorias sectaristas, práticas violentas e obscurantismo semelhantes aquelas sociedades que dizemos superadas suas ideologias.. 

Esta ideia de preconceito, se as pessoas não fossem tão medíocres, poderia nos levar ao diálogo, troca de experiências com coisas que nos acrescentassem novidades dado nossos conceitos anteriores e, enfim, a um crescimento como humanos, pois, ele é apenas um conceito pré-formado sobre qualquer coisa.. mas enquanto formos a sociedade medíocre que temos sido, não vejo solução alguma para o crescimento do Homem.. 

Então tenha seus preconceitos, valores e visões mas não deixe de tentar aprender que em novas visões sobre as coisas associadas ao seu pensamento anterior o farão crescer como pessoa.. e eu acho que é isto que todos buscamos.. 

Abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário