sexta-feira, 13 de abril de 2012

um pouco de reflexões tolas.. parte 8

Hoje quando cheguei na Agência dois colegas comentava sobre essa coisa de novelas televisivas ditarem ou direcionarem tendências comportamentais.. eu tenho minha ideia sobre a TV e mídia em si e resolvi que devo comentar um pouco sobre essa coisa de mídia, comportamento e ideologização..

O termo "novela", a princípio, referia-se a um estilo literário que não era tão pequeno quanto um conto mas também não era tão longo quanto um romance e, era centrado em um personagem dado o espaço narrativo utilizado.. Enfim, como pode-se notar, este termo nada tem a ver com o que popularmente é chamado telenovela hoje em dia.. Enfim, to descrevendo isso para mostrar a origem do termo e, para dizer que não sei de onde tiraram o termo "telenovela".. Mas creio que este, como muitos outros termos dos quais a mídia se apropriou, servem hoje apenas como um modo de ideologização e intensificação do consumo da grande massa..

Atualmente, ao montar-se uma casa, um dos produtos "essenciais" para a grande maioria das pessoas é a televisão.. O aparelho, criado na década de 20 do século XX, tornou-se tão importante que hoje é quase impensável existir alguma pessoa que nunca tenha tido contato com ele.. E, no Brasil, as principais manchetes sempre são em relação a artistas de telenovelas e/ou jogadores de futebol.. Enfim, desde final da década de 60 e início da década de 70, o uso das telenovelas e a transmissão de jogos de futebol tem sido a nota tônica da TV brasileira.. Mas o que dificilmente ouço alguém fazer a associação é sobre o momento histórico e o porque dessa massificação da televisão neste momento histórico.. 

Ditadura! As pessoas ainda tem medo de tocar nesse termo mas foram os  militares que deram quase todas as concessões de TV que hoje temos no país e, fizeram o favor de caçar as concessões dos aparelhos de mídia que eram anti-militarismo.. Exemplo disso foi o fechamento do Jornal A Última Hora  e posterior abertura do Zero Hora em Porto Alegre com pessoas apoiadoras do regime militar naquele momento.. As organizações Globo também foram criadas nesse momento.. Bom, como apoiadores do regime, nenhum desses aparelhos no primeiro momento agiu abertamente contra o mesmo somente sendo partidários a abertura política nos idos anos 80.. E, para não falar mal de ninguém num lugar onde tudo está problemático o que se faz? Pão e Circo..

Novelas e jogos de futebol tem sido desde então a saída para uma mídia que, sempre que pode, só chuta cachorro morto.. Ninguém quer fazer programa de TV na hora do futebol ou na hora da popular "novela das 8" da Globo.. Poucos segundos de comercial nestes horários são vendidos por milhões de reais.. E o capitalismo vence a batalha diariamente fazendo com que milhares de pessoas desejem um carro novo, uma TV nova, um tênis da moda e uma boa cerveja após um comercial com muitas mulheres gostosas, velocidade e bom humor.. 

Recentemente, as telenovelas brasileiras, seguindo a tendência do cinema hollywoodiano, também incorporou a ideia de disseminar tendencias consumistas vendendo produtos criativa e descaradamente dentro da própria história que está passando.. E, como se não bastasse, elas também estão ditando tendencias comportamentais para toda um sociedade.. Mas com base em quais valores estas tendencias são ditadas? Qual parte da população está sendo beneficiada por esta ideologização da grande massa em nosso país por parte da mídia atual?

Não vou dar minhas respostas sobre o assunto.. Hoje quero apenas lançar as perguntas diferentemente da mídia que além de te mostrar um mundo irreal, ainda te dá todas as respostas.. Use teu cérebro, faça as perguntas para si, pesquise e chegue a tuas próprias conclusões..

Quem dita tendencia é a mídia.. eu só dou a ideia.. 

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário