sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

um pouco de reflexões tolas.. parte 2

O que causa o tédio?

Não, não estou entediado mas é uma pergunta que resolvi me fazer agora..

Então que os devaneios comecem!!

Bom, antes de saber a causa, preciso saber o que é o tédio e, tédio é algo bem tedioso de conceituar.. sim, é mesmo.. porque geralmente as pessoas sentem o tédio mas não conseguem o definir.. então será que realmente eles o possuem?


Sim, elas sentem isso mas nem tudo que sentimos conseguimos conceituar.. aliás, este é um dos problemas modernos: a necessidade de conceituar tudo.. porque tudo precisa estar dentro de algum parâmetro para ser aceitável pelos outros? Aliás, porque precisamos ser aceitáveis aos outros?


Enfim, o tédio, ao meu ver, é um sentimento de total desprezo por todas as opções de ação.. simplesmente, muitos caminhos para seguir e nenhum deles é atrativo.. simples? Se você já se entediou alguma vez na vida, com certeza, sabe que sentimento angustiante é esse de querer se libertar, experimentar algo novo e simplesmente nada te dá prazer naquele momento..

Veja só.. conseguimos definir o tédio.. eu acho..

Mas agora a primeira pergunta começa a se tornar muito complexa.. o que nos faz sentir essa coisa.. ou melhor, o que causa essa falta de prazer em tudo que há pela frente? Existem várias respostas a esta pergunta.. desde o "falta uma enxada na mão" ao "existencialismo introspectivo" (é óbvio que isso não existe, criei agora um termo pra determinar essas coisas de psicólogos e profissionais do ramo).. E o pior é que era essa a pergunta principal do texto..

Droga! to ficando entediado de escrever sobre isso.. o que já era de se esperar..

Na real, esse sentimento de impossibilidade de conquistar objetivos devido a falta de prazer nas coisas que permeiam o caminho que deve ser tomado, é causado justamente por esta coisa de classificação..

Veja só! criaram uma cartilha na mente humana que precisamos sermos seres úteis a sociedade independente de querermos, ou não, participar da tal sociedade.. você querendo ou não, será conceituado dentro de um grupo dado certos parâmetros que a sociedade estabelece e, você é forçado a agir de
uma forma pré-determinada pelo fato de você fazer parte do tal grupo pois, quando você agir diferente do grupo, a pressão sobre essas atitudes dissonantes é meio forte.. no final, você é quase que obrigado a aceitar a situação e ficar preso a conceitos que não são os teus..

Como nem todas as pessoas seguem todos os caminhos que tem pela frente com a felicidade esperada, o tédio é o sentimento gerado após este dilema interior de adequação ao que se dá no momento..

Não, não tenho solução para isso mas, escrever sobre o tédio me ajudou a conhecer os meus motivos para estar entediado.. e caso queiram saber, esse texto é resultado deste exercício..

Para terminar, fui ler o texto em voz alta aqui para ver se estava tudo escrito corretamente e o Vítor falou assim:

"- Pai, acho que eu já sei o que causa o tédio.. esse teu texto ae.."


Então, acho que chega né..

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário