quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Um pouco de anarquismo mateusiano..

Manifesto Mateusiano Sobre a Sociedade Atual


Observando e estudando os acontecimento dos 2 últimos séculos cheguei a conclusão que os mundos capitalistas e socialistas são mentiras pregadas pelas organizações (estatais e privadas) para manutenção do status quo atual da política internacional de domínio da humanidade.. sim, vivemos uma mentira dia após dia..

Ao passo que brincam com nossos anseios de crescimento intelectual, financeiro, etc., estes sistemas apenas criam padrões de comportamento que não são nada mais que distorções do que deveríamos ser realmente.. hoje, independente do sistema, você é apenas uma cobaia para consumo das ideias de oligarquias que criam um sistema onde 98% da população sustenta 2% a título de proteção aos direitos individuais os quais não são respeitados mesmo assim.. você acha que foi criado para isso?

A despeito do que se possa pensar sobre a origem humana, creio que todos concordamos que deveríamos viver em comunidades sadias com lideranças que não fosse apenas criadores de regras para os outros e que o papel da sociedade fosse mais relevante do que é hoje.. mas porque não conseguimos chegar nesse ponto dado que "teoricamente" chegamos num ponto de evolução do conhecimento tecnológica e teoricamente avançado?

Minha resposta é simples e reside na ganancia humana em querer ter mais sempre independente do nível que o indivíduo ocupa na sociedade.. e só por isso nossa sociedade não chegou a um desenvolvimento humano decente até hoje.. ainda hoje conseguimos ver bolsões de miséria e pessoas morrendo de fome na frente de pessoas que ganham muita grana e consomem quantidades absurdas de artigos totalmente dispensáveis..

Então, antes de mudarmos o sistema político, precisamos mudar o Homem.. precisamos voltar a viver em comunidades pequenas onde as lideranças seriam constituídas por aqueles que tivessem um real valor para aquele grupo.. nesse contexto seria abolida a propriedade e o Estado que são as ferramentas usadas para domínio continuo da vontade e liberdade humanas respectivamente..

A ideia de propriedade leva o individuo achar que é dono de uma porção de terra e por isso ele pode fazer qualquer coisa com qualquer um que se aventure em seus domínios.. e com base nessa ideia, extensas áreas da Terra são usadas para cultivo de alimentos e, produzindo alimentos para o triplo da quantidade de humanos no planeta, vemos diariamente pessoas morrendo literalmente de fome..

O conceito de fronteira limita o indivíduo ao seu local de origem desvirtuando o sentimento básico de nomadismo do Homem.. esse conceito fere diretamente na liberdade de se viver na comunidade onde me encaixo melhor.. as fronteiras deveriam ser abolidas, afinal, somos seres habitantes do mundo e não de apenas espaços do mundo.. qualquer teoria política que não queira abolir o conceito de fronteira é mais uma ideia de supressão da liberdade e manipulação do indivíduo dentro desta comunidade, pois, se não podes sair de onde vives, tens que viver ali e produzir para aquela comunidade mesmo que ela não te dê retorno e, no caso daqueles que são excluídos da sociedade formal é pior pois estes são escravos de um sistema do qual não fazem parte..

Enfim, baseado na vontade e liberdade humanas creio que a sociedade que não priorize o respeito ao indivíduo nesses termos está fadada ao insucesso como temos notado nas sociedades capitalista e socialista.. em uma sociedade onde os líderes não são escolhidos pela característica natural de liderança e preocupação com o bem do grupo, não teremos evolução política no grupo também..

A evolução tecnológica está dada na sociedade atual mas, a evolução do Homem e seus direitos básicos é ainda um caminho longo a se percorrer.. e este caminho é o que leva ao Anarquismo Mateusiano que apresentei neste pequeno texto..

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário