sábado, 19 de maio de 2012

um pouco de reflexões tolas.. parte 11

Essa coisa de pensar num mundo ideal pode ser perigosa.. As vezes nossas esperanças residem no fato de que se tudo funcionasse do jeito que achamos ser o melhor, provavelmente iríamos não gostar do resultado final.. Veja bem, se todos agissem de forma igual, não haveria o contraditório (óbvio) e, sem o contraditório, como saber o que é bom ou ruim em nossa sociedade?

De uns tempos para cá tenho valorizado muito as pessoas que pensam de forma diferente da minha.. Isto me atrai demais pois me sugestiona a tentar entender aquela pessoa e como ela vê o mundo.. Além disto, é uma possibilidade interessante o ser instigado a procurar a lógica do comportamento do outro ser.. Isto cria crescimento em mim..

Entender o que o outro pensa não significa que eu concordo com o pensamento do mesmo.. Entender simplesmente mostra que sou maduro o suficiente para conviver com as diferenças e, convenhamos, o mundo é um armário cheio de diferenças.. E cada dia que passo noto mais a falta de entendimento entre as pessoas..

Entendo que nossa vida tem sido corrida demais e, que isto tem nos levado dia-a-dia nos distanciar mais do nosso próximo.. Isto tem causado separações de famílias, distanciamento entre amigos, entre pais e filhos, etc. .. Se no meio da correria pudéssemos parar uns 10 minutinhos no dia para pensar como é bom viver e que sentido tem nossa vida quando não damos o nosso melhor pelo nosso semelhante.. independente de sermos religiosos ou não, de acreditarmos numa próxima vida ou não, de acreditarmos na ciência ou não, etc ou não, precisamos refletir em como nossos atos tem afetado nossos semelhantes..

Para quem é cristão, isto é ser cristão no sentido humano da palavra.. Para quem é teísta, isto (o preocupar-se com o próximo) demonstra nosso comprometimento com a divindade.. Para o ateu, isto é apenas uma aplicação da moral básica do ser humano (instinto de comunidade) na convivência diária.. Enfim, para todos os tipos de pensamentos existirá uma razão suficiente para procurares entender o próximo.. Lutemos contra nosso Eu para isso.. D'us dá força..

Abraço!

2 comentários:

  1. Mateus, dos teus textos, na minha humilde opinião, esse foi um dos melhores, um dos mais sábios.. Por mais que, muitas vezes, queiramos que o outro pense ou aja conforme nós mesmo agiríamos e pensaríamos, não teria sentido viver, já sabendo oq aconteceria!!!(penso nesse intante, viver com uma pensa que pensa como eu seria desastroso!!!!) É ótimo que discordem de mim, isso engrandece..torna forte..Viva a falta de igualdade, o ying yang... o equilíbrio e complementação das diferenças..e principalmente a individualidade de cada um..

    Forte Abraço meu Amigo

    ResponderExcluir
  2. exato Claudinha!!

    na minha crença, eu sou grato ao Criador por ter feito de cada humano uma individualidade na forma de pensar.. mesmo que muitos pontos de vista sejam parecidos, dificilmente iremos encontrar alguém que pense exatamente igual à nós..

    isto é bom porque nos faz crescer, nos dá impulso para chegarmos a lugares que antes nem pensávamos que um dia chegaríamos..

    viva a individualidade!

    ResponderExcluir