sábado, 27 de abril de 2013

Um pouco de reflexões tolas.. parte 13

Da necessidade de definições..

Definir as coisas parece-me ser uma dos instintos mais básicos ao Homem.. Desde que ele se entende como ser, ele busca a definição das coisas, mesmo que, estas coisas sejam concretas ou imateriais.. O que é uma boa coisa dado que, a partir disto, evoluímos tecnologicamente consideravelmente desde que a raça humana habita este planeta..

Mas tem momentos que esta necessidade torna-se doentia, pois, se a classificação apenas trouxesse a questão de diferenciar algo de modo a especificar as diferenças, ('beleza!' 'ok!') eu concordaria com tudo mas, a coisa não parou em apenas definir determinada coisa como algo, antes, passou-se a qualificar muitas diferenças como boas ou más.. Ae é que está o problema com as definições.. Esta qualificação de que vermelho é bom e azul ruim (exemplo.. nada a ver com o fato de o coloradismo habitar no ser que vos escreve), que branco é bonito e preto feio, que cabelo crespo é cabelo ruim e cabelo liso é cabelo bom, etc. são tão prejudiciais à sociedade em que vivemos.. explico o porque..

O Homem, durante eras aperfeiçoa o desenvolvimento tecnológico de forma extraordinária e isto é algo muito legal mas, não de todo.. Ao passo de muitos benefícios notados por todos, este desenvolvimento gera armas, drogas químicas, guerras econômicas, etc. que não são tão benéficos assim.. Enfim, mas o que isto tem a ver com as definições? Bom, apesar deste desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, ainda não vencemos as barreiras de preconceitos étnicos, raciais, religiosos, sexuais, etc., pelo simples fato de que consideramos os desiguais como prejudiciais a um modo de vida que criamos e temos medo de perdê-lo com as novidades que nos apresentam ao longo do tempo.. E o pior acontece: utilizamos esta tecnologia para nos separarmos mais ainda e nosso crescimento como sociedade humana é interrompido..

Para não ser muito longo, é importante definirmos as atitudes, pessoas, coisas mas, não com um coeficiente qualitativo pessoal.. Temos que qualificar as coisas como estas são em seu ambiente e não no nosso ambiente específico.. uma pessoa não é o que é aos meus olhos mas o que ela representa em sua história.. E esta visão é muito ampla dado as visões que povoam muito dos pensamentos modernos que vemos por ae em nosso dia a dia..

Enfim, classifique mas não qualifique muito.. Surpresas podem acontecer sempre!

Abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário