segunda-feira, 17 de junho de 2013

Um pouco de anarquismo mateusiano.. parte 3

"Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados." Isaías 58:1

Algumas pessoas erroneamente falam que o cristianismo é uma religião de paz e, por isto, participar de manifestações políticas e de críticas ao atual status seria errado.. bem, tenho opinião diferente desta e gostaria de manifestar-me.. 

Primeiro, sou cristão de berço dados educação que recebi de meus pais e entendimento das coisas que tive nesta minha pouca experiência de vida.. ao mesmo tempo, nunca deixei de ver que existe algo errado na sociedade na questão dos poderes dominantes versus povo e, cheguei a conclusão de que, trocas de governanças em nosso país não foram suficientes, ainda, para que o sofrimento da parte mais frágil de nosso povo fosse aliviado até hoje.. 

Ora, pagamos impostos, obedecemos as leis impostas, obedecemos rigidamente (no meu caso não tão rigidamente) o horário de trabalho e as ordens recebidas de nossos superiores, enfrentamos diariamente um trânsito complicado, ônibus apertados de horários incertos e, religiosamente, honramos nossas dívidas para recebermos o que em troca? filas nos hospitais e postos de saúde? educação de baixíssimo nível? um transporte público que trata a população como animais indo para o matadouro? isto sem falar em nossos representantes corruptos e aproveitadores da fome e miséria alheia..

Enquanto vemos estas coisas deprimentes, nós, cristãos, lavamos nossas mãos como o fez Pilatos e dizemos que nada temos a ver com isto.. veja uma coisa, Cristo pregou uma religião de justiça e verdade.. não tem como ver a impiedade e ganância tomar conta dos poderes que controlam a nação e aceitarmos tacitamente a situação agindo como se a dor de quem não tem uma casa ou que é despejado de sua casa para construírem uma imagem positiva do país num evento que só agrega para empresas multinacionais podres de ricas não nos afetasse.. se a dor de quem vai para a fila de um hospital ver seu filho morrer por falta de atendimento, de quem morre a míngua sem ter o que comer enquanto banquetes e festas são feitas com o dinheiro do povo para políticos e seus amigos em orgias que fariam os anjos virarem o olhar, de quem vai para uma escola procurando o saber e encontra um professor afundado em dívidas sem ter como sustentar seus filhos corretamente e vê seus sonhos de um futuro irem por água abaixo, etc. etc., não te afeta, me desculpe, você usa a capa de cristão mas não é um cristão.. 

Ir a Igreja é fácil; difícil é se posicionar do lado certo e no momento correto.. falar que o mundo tá perdido é fácil; difícil é tentar reconstruir a humanidade e dignidade perdida.. falar que deseja o bem é fácil; difícil é fazer o bem e o certo.. 

Até Jesus usou o chicote e, foi no momento em que o fator econômico diferenciava quem podia e quem não podia adorar, ou seja, o povo pobre sendo oprimido e o Mestre agiu em favor deste (S. João 2:14-17).. tem um momento na vida que a ira santa deve ser retribuída aos poderes públicos que recebem a benção divina de governar e não agem conforme os parâmetros corretos.. 

Para terminar, uso a frase escrita pela Mão que criou o mundo "Mene, mene, tequel, ufarsim" (Daniel 5:25).. a vós, políticos brasileiros, repensai suas ações e motivações, pois o Senhor vê e lê vossos corações e lhes dará a retribuição no momento adequado.. quanto à nós, o povo, protestaremos e nos manifestaremos dentro de nosso dever cívico de clamar pelo alívio das dores dos pequenos irmãos, pois, nosso Mestre falou: "Quando o fizestes (o bem) a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes" (entre parentes, colocação minha)..

Não creio em um cristianismo que traga uma transformação social somente na eternidade.. creio que devemos lutar hoje pela transformação que represente o fim da dor de nossos irmãos..

Abraço!

PS.: cuidado com o vinagre na bolsa ou bolso..
Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Mateus 25:40
Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Mateus 25:40
Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Mateus 25:40
Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Mateus 25:40

Nenhum comentário:

Postar um comentário