sexta-feira, 19 de junho de 2015

"si vis pacem, para bellum.." P.F.V.R.

Frase forte essa do Publius Flavius Vegetius Renatus, conhecido também como Vegécio, "se queres paz, prepare-se para a guerra".. no estudo social, ela é usada dentro do conceito de 'paz através da força' que trata das estruturas de defesa de um país através do uso de armas..

Aqui pensando em acontecimentos recentes vejo que o mesmo pode ser aplicado no contexto comportamental.. todos vivemos uma guerra constante entre fazer o que é correto, ou não.. ocorre que existem milhares de cartilhas sugestionando o que é mais correto e, as pessoas tendem a seguir o determinismo de achar que o seu correto é mais correto que o dos outros.. 

Bom.. é provável que exista uma verdade absoluta sobre tudo.. mas é muito equívoco crer que temos a total compreensão desta verdade única.. além de ser até um atestado de prepotência, esta é uma posição que afasta pessoas e oportunidades interessantes na vida..

Então, outra guerra surge: quando devo falar, ou não..

Apesar de sempre termos a noção de que pensamos da melhor maneira, é fato que muitas vezes estamos equivocados.. isto é humano, portanto, normal e aceitável.. o que afasta as pessoas e as oportunidades é a prepotência de achar que sempre devo falar e emitir opiniões..

Opiniões muitas vezes ajudam mas, outras vezes, afastam dependendo do contexto e como elas são emitidas.. muitas vezes a não emissão de uma opinião salva um relacionamento ou faz com que uma oportunidade apareça..

Veja bem que a questão não é manter-se sem opinião.. ter ideias e avaliações sobre tudo é valioso e muito  desejável para qualquer pessoa.. mas o fato é que, pessoas que vivem bem avaliam o momento de opinar.. já diziam os antigos "em boca fechada não entra mosca!" e, é por ae mesmo..

Formar ideias não nos obriga a emitir as mesmas.. muitas vezes a maior guerra é contra nós mesmos.. e para alcançar a paz interior  e exterior, é necessário que vençamos esta..

E segue a vida.. 

Abrasssss!

Nenhum comentário:

Postar um comentário